A história do Balão

Em 1986, o Dr. Fred C. Gau desenvolveu o primeiro balão confeccionado de uma substância inerte, o silicone.

Esse balão é preenchido com água e azul de metileno.

Chamou-se assim de balão intragástrico de silicone e rapidamente ganhou todo o mundo.

No Brasil, os estudos com esse tipo de balão começaram no ano de 1996 e, devido aos bons resultados, foi considerado um método seguro e pouco invasivo para o tratamento da obesidade.
Atualmente, no Brasil, dispomos de dois tipos de balões de silicone, um ajustável que pode permanecer por até 1 ano e outro, não ajustável, que pode permanecer até 6 meses. Venha fazer uma consulta para obter mais informações.
Entre em contato para saber mais

Como o Balão Intragástrico funciona?

O Balão é um dispositivo de silicone flexível que tem como objetivo preencher um espaço no estômago do paciente e, assim, promover a sensação de saciedade e facilitar o processo de emagrecimento saudável.

Ou seja, auxilia o paciente a se sentir mais satisfeito comendo menos, já que parte do seu estômago estará preenchido pelo balão intragástrico. É justamente assim que o balão facilita o processo de emagrecimento saudável: provoca sensação de saciedade e consequentemente ajuda no controle da quantidade de alimento ingerido.

A colocação do Balão não envolve corte e cirurgia, já que ele é inserido através de procedimento endoscópico, e pode levar cerca de 20 a 30 minutos. É comum que haja algum desconforto nos três primeiros dias seguintes da colocação, como os efeitos colaterais de náusea, vômito, inchaço e/ou cólica, mas o paciente recebe medicação para controlá-los até que o estômago acostume-se com a presença do balão intragástrico e não haja desconforto.
Entre em contato para saber mais

Posso usar o Balão Intragátrico?

O Balão é registrado na ANVISA como tratamento médico para sobrepeso e obesidade de pessoas com IMC a partir de 27 kg/m2 (Clique aqui para calcular seu IMC). De qualquer forma, trata-se de um tratamento médico e, por isso, sempre deve ser avaliado pelo médico, se é o melhor método indicado para você. Calcule o seu IMC no topo desta página.

Vídeo explicativo sobre o procedimento do Balão

Entre em contato para saber mais